Homem indeciso sobre a compra de apartamento na planta Homem indeciso sobre a compra de apartamento na planta

Imóvel na planta ou pronto para morar? Conheça as opções!

4 minutos para ler

Afinal, vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou pronto para morar? Na hora de escolher um imóvel para chamar de seu, decorar com sua identidade e ter a tão sonhada casa própria, é preciso dedicação e empenho de se atentar a detalhes e saber o que, de fato, você está adquirindo. Assim, a possibilidade de acontecer algo que atrase é menos provável.

Vamos facilitar sua busca, apontando para detalhes que, às vezes, com momento de emoção, passam despercebidos.

Imóvel na planta

Vamos começar apresentando os imóveis na planta. Este tipo de aquisição é mais visada pela facilidade de pagamento. Podendo parcelar entrada, financiar apenas quando entrar no imóvel, se torna mais atrativa, principalmente aos olhos de quem está começando a vida e é o primeiro investimento grande.

Obter um imóvel na planta faz aumentar as expectativas de como será o apartamento, como será decorado, planejamentos e sonhos. Por isso, ter certeza da idoneidade e confiar na construtora responsável é um dos passos principais nesse segmento. Pois, como já houve casos, a construtora pode prometer e acabar não cumprindo, pois esse tipo de aquisição é um contrato de confiança, podendo ou não ficar pronto o empreendimento no tempo referido.

Para que você não tenha dúvidas ao adquirir o imóvel, solicite informações financeiras sobre a construtora e pesquise em órgãos como o PROCON se há algum tipo de reclamação ou indicações de algum problema considerável.

Imóvel pronto para morar

Já obter o imóvel pronto traz uma comodidade maior, pois é somente comprar e morar, não precisa esperar o tempo de construção. Porém, traz muito mais burocracia em questão de documentos do que um imóvel na planta. Principalmente questão de cartório que se torna um processo lento e moroso. Mas, poder visualizar o imóvel pronto, traz certa segurança, de que não haverá nenhum tipo de contratempo de construção.

Depois de alguns pontos de documentação, vamos falar sobre investimento. Geralmente, um imóvel na planta é mais barato do que um pronto. Pois como há o tempo de construção e, assim, o contrato de confiança, antes de ficar pronto o imóvel acaba sendo mais barato. E como falamos acima, a entrada pode ser negociada ou parcelada e assim, cabe melhor no bolso do comprador.

Casal feliz abraçados em seu apartamento novo

E agora, já pensou em customizar o apartamento onde você vai morar, antes dele ficar pronto? Sem precisar reformar depois de entrar e ficar mais um tempo aguardando ficar pronto? Esse é um dos benefícios de comprar imóvel na planta.

Seu lar, do seu jeito

Em algumas construtoras, você pode escolher acabamentos, tipo de piso, algumas instalações específicas nos banheiros e lavanderia, assim como retirar alguma parede que não comprometa a estrutura ou reformar a cozinha com abertura americana. E para que tudo corra conforme o seu planejamento, peça um descritivo de tudo o que foi feito no imóvel, com detalhes como instalações elétricas, tomadas e pontos de luz. Enfim, todos os detalhes que podem dar dor de cabeça depois de entrar no imóvel.

Já para os apartamentos prontos, o benefício é que não precisa aguardar as reformas, pode ter o comodismo de entrar no imóvel e fazer as reformas conforme a necessidade e a disposição financeira, fazendo por cômodos ou em uma reforma geral completa.

Por isso, indicamos sempre um bom planejamento, mesmo que o imóvel esteja pronto. Verifique os pontos oferecidos e se eles se encaixam com o que você quer ou pretende alterar ou seja, se ele suporta os seus planos.

Faça sua escolha

Para concluir, o imóvel na planta é para quem não tem pressa em mudança. Por ser um processo mais demorado a questão de construção, normalmente quem adquire esse tipo de imóvel é quem não tem pressa, nem já tem algum tipo de financiamento ou aluguel de moradia, pois seria mais uma parcela mensal.

Já o apartamento pronto é para pessoas que precisam mais rapidamente da aquisição, já tem a entrada disponível para compra, e principalmente para aqueles que querem sair do aluguel, ou ainda estão começando uma família e precisam de um cantinho para chamar de seu.

Em ambos os casos temos o que você precisa. Tanto imóveis na planta como imóveis prontos, conforme sua necessidade e vontade de realizar um sonho. Para isso, oferecemos corretores especializados no que você procura. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho, adoramos fazer parte da história de pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.