Um corretor de imóveis qualificado Um corretor de imóveis qualificado

Vantagens de contratar um corretor de imóveis qualificado

4 minutos para ler

Por: Elton Pavesi

Existem várias vantagens em ter um corretor de imóveis qualificado ao seu lado na hora de comprar ou vender um imóvel. Para podermos entender as dificuldades de tentar negociar sozinho, é importante destacar os três principais perigos de comprar um imóvel sem a intermediação correta.

1- Qual o valor correto do imóvel?

Um corretor de imóveis qualificado pode fazer a avaliação imobiliária para garantir que você não o venda barato demais perdendo rentabilidade. Bem como não coloque um valor abusivo que vai fazer com que a venda demore demais ou nunca aconteça.

Na hora de comprar o problema é ainda maior: o imóvel que você está negociando realmente vale tudo isso? Você pode estar comprando um imóvel muito acima do valor de mercado e cabe aos corretores de imóveis direcionar o cliente para um negócio justo.

2- Não saber os pontos fortes e fracos do imóvel

Quando você vai vender um imóvel em que viveu, seja sozinho ou com sua família, ele tem um valor sentimental para você e existem nesses sentimentos algumas qualidades e defeitos que você enxerga nesse bem.

Cabe ao corretor de imóveis observar os pontos fortes e fracos do imóvel para direcionar o comprador certo, baseado na experiência profissional.

Na hora de comprar um imóvel ocorre um cenário parecido. Você tem um sonho, o que você imagina para esse seu novo lar e com certeza você não quer ser enganado ou se arrepender depois de uma aquisição tão importante para você.

O corretor de imóveis está sempre atento para indicar o imóvel ideal baseado em seu sonho, observando seus desejos e encaixando em um negócio seguro.

3- Errar na documentação contratual

Esse é o assunto mais delicado a se tratar: a documentação do imóvel e a documentação contratual. Desta forma, primeiro passo é saber se o imóvel está com toda a documentação correta para a transferência.

Não é raro casos onde o comprador negocia diretamente com o proprietário, fecha o negócio e só depois descobre que aquele imóvel está com a documentação errônea inviabilizando a transferência.

O corretor de imóveis estará na intermediação para garantir que o negócio aconteça apenas se a documentação estiver em dia, liberando o imóvel para transferência.

Outro ponto que merece atenção é o contrato de compra e venda. Ele está redigido da forma correta? O contrato está de acordo com a lei? Ele é justo para ambas as partes que estão negociando?

Se o contrato tiver algum erro de digitação ou for modificado de má fé ele pode perder a legitimidade, desta forma, ele não terá valor algum.

E se ele não estiver de acordo com a lei, mesmo que todas as cláusulas agradem as partes, ele também não terá valor algum, pois a lei sempre vale mais do que o contrato, então tudo tem que estar de acordo.

Se alguém de má fé redigir o contrato, ele pode ser abusivo com uma das partes, como, por exemplo, definir uma cobrança alta da multa de rescisão, ou a cobrança de altas taxas de juros ou até mesmo inserir algo diferente do que foi acordado.

O corretor de imóveis faz tudo de forma correta

Aqui na Navel Imóveis temos uma equipe jurídica completa, advogados do mercado imobiliário que irão auxiliar ambas as partes para que nenhum erro ocorra, que a negociação tenha validade e, também, que seja justo para todos os envolvidos.

Esses são apenas três observações do que pode acontecer. Mas os riscos formam uma lista enorme, caso você opte por negociar sem a intermediação do profissional correto. Fale com os corretores da Navel Imóveis para vender o seu imóvel com qualidade e realizar o seu sonho sem nenhum problema.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.